Beaterator

Posted by Onixx On 13 de novembro de 2010 0 comentários

 


Jogos musicais com o apoio de grandes nomes da música parecem ser a grande tendência atualmente. Não é diferente com Beaterator, um criador de faixas eletrônicas que conta com a participação de ninguém menos do que Timbaland, um dos mais aclamados produtores norte-americanos da atualidade.

O que começou como um jogo em flash no site da Rockstar em 2005 é hoje um pacote completo de sons e batidas que permitem ao usuário criar seus próprios tons e sentir-se na pele de um profissional da indústria musical. O apoio de Timbaland faz com que sua biblioteca de sons apareça no game de forma aberta, dando aos jogadores acesso a criações de qualidade para compor suas faixas.

Mais do que um só estilo de música.

Embora a presença de Timbaland seja impossível de passar despercebida, o game não se limita apenas a hip hop, rap ou quaisquer estilos tradicionalmente ligados a ele. Qualquer tipo de música eletronicamente produzida pode ser criada neste game, desde house e techno até rock, dependendo do gênero que você deseja expor.
No entanto, sendo um game, a coisa toda é bastante simplificada. Não é necessário conhecimento prévio a respeito de produção musical, como em outras ferramentas — Rock Band Network, por exemplo — para conseguir criar algo interessante. No modo de performance ao vivo, você pode simplesmente escolher um “template” e tocar conforme você sentir a música.

Cada um desses templates é dividido em oito “sets” de quatro sons. Estes sons podem ser de baixo, tambor, sintetizador, chimbal... Basta pressionar um botão para alternar entre eles e suas variáveis e inseri-los em sua faixa. Aliás, alternar, misturar e combinar é o elemento essencial para o sucesso das músicas.

Mesmo simples de realizar, a coisa toda pode demandar um certo tempo antes que o usuário se acostume e consiga criar coisas que fazem sentido. Além disso, performances ao vivo nem sempre dão resultados perfeitos, então é possível copiar o que você fez no calor do momento para modificar no estúdio, melhorando e polindo tudo.

As opções são ainda mais variadas neste modo, já que você pode alterar a velocidade da música, criar novos “loops” e alterar alguns existentes. E se isto ainda não for o suficiente, você pode avançar ainda mais um passo e mudar para o modo “Song Crafter”. Nele, você possui os canais de “sampling” e um conhecimento de produção de músicas é definitivamente prático.
A linha do tempo da faixa é bastante prática caso você ache que tocou determinado som cedo demais, ou tarde demais. É possível repetir partes interessantes simplesmente arrastando visualmente os elementos, o que torna a coisa toda bastante intuitiva e prática. Certamente algo condizente com a plataforma em que o jogo roda.

Tudo isto considera que o jogador está partindo de algo já previamente preparado. Os mais experientes certamente considerarão a possibilidade de começar do zero, criando cada pedaço da música separadamente para em seguida juntá-los e combiná-los da forma como desejarem. Isto também é possível.

Para aprender e chegar nesse ponto, existem tutoriais para auxiliar os usuários, que são apresentados pelo próprio Timbaland. Sem falar que, além dos sons criados por ele, a equipe de desenvolvimento criou um número igualmente grande para proporcionar enorme variedade para os jogadores.

E, para finalizar, o jogador pode criar as próprias batidas e melodias. Através de um sistema de tons dos vários instrumentos e da possibilidade de gravar sons através do microfone do PSP, é certamente possível criar faixas inteiramente únicas e condizentes com aquilo que você tem em mente.

Para os que gostam de elementos visuais para acompanhar músicas, existe uma boa diversidade de visualizações para serem escolhidas uma vez que sua faixa esteja terminada. É tanta opção e personalização que está disponível que tudo chega a ser um tanto confuso de início. Mas os controles simples e intuitivos certamente compensam este aspecto.

O game está previsto para lançamento ainda este mês, então fique de olho para maiores informações a respeito deste jogo que promete bastante diversão para aqueles que curtem música eletrônica.


Fabricante: Rockstar Leeds
Lançamento: 2009
Idioma: Inglês
Tamanho: 554 Mb
Formato: iso
 

0 comentários:

Postar um comentário